Primeiro, o que é um journal de viagem? Journal de viagem é uma espécie de diário ou scrapbook onde você registra detalhes de uma viagem.

No meu caso, eu costumo carregar um caderno de anotações comigo quando viajo, além de utilizar o aplicativo Tripcast - é quase Viagemcast haha, fica fácil de lembrar. Nesse caderno ou no Tripcast eu anoto os principais locais que visitei e coloco alguns registros da viagem, como, por exemplo, desenhos, passagens, flores que coletei durante a viagem, etc.

Eu acho mais fácil ir desenvolvendo o journal durante a própria viagem, apesar de que outras pessoas preferem compilar tudo quando chegam em casa. A vantagem de trabalhar no seu journal ao retornar da viagem é que normalmente você consegue elaborar melhor a aparência e deixar mais parecido com um scrapbook. Eu vou colocar no insta fotos do journal que fiz quando estava na Hungria. Durante os primeiros meses registrei tudo com muito cuidado e ele ficou bem delicado, com folhas que caíram no outono, roteiro do meu voo com a Lufthansa (o melhor voo que já fiz, diga-se de passagem), tickets da minha para Bruxelas, mapas, bilhetes de amigos, etc.

Ficou lindo, mas eu nunca terminei os demais meses de viagem, apesar de ter trazido bastante material para incorporar ao journal. A principal dificuldade que vejo em tentar fazer algo tão detalhado é o tempo para se dispender fazendo o trabalho manual. É super legal, mas, de verdade? Não consigo encaixar isso na minha rotina hoje. Acho que faz sentido para quem realmente se delicia em atividades manuais como pintura e etc. e consegue encaixar isso na rotina, mas conciliar isso com na época com a faculdade e agora com o trabalho, fica muito difícil.

Outro journal que fiz foi um bem mais simples, que era basicamente um caderno com anotações e desenhos. Acho essa uma boa forma de guardar os detalhes da viagem, sem desistir de fazer o journal porque está gastando muito tempo. Recomendo que todo mundo leve um caderninho simples durante as viagens e registre o que aconteceu. Pode ser um caderno fininho, com apenas algumas páginas para guardar as recordações. Fiz isso na viagem para Veneza - teremos em breve um episódio com a conversa sobre Veneza com meus colegas de viagem, Hugo e Leo. Vou colocar também algumas fotos desse journal no Insta.

Tem também os aplicativos, que são uma boa opção para guardar as fotos de viagem. Eu uso o Tripcast, ondem é possível colocar fotos, anotações, localizações no mapa e vídeos. Considerando que hoje em dia não revelamos mais fotos, acho que é uma ótima forma de mantê-las organizadas e com detalhes de onde foram tiradas. Do meu ponto de vista, essa é a forma de journaling que exige menos trabalho, mas acho meio cansativo passar tanto tempo digitando no celular. Pelo computador você também pode adicionar anotações e fotos da viagem, então eu utilizaria esse método se você está sempre com o computador.

Outras opções são, postar num blog, fazer um podcast ou ainda um canal no YouTube. Por que não registrar suas viagens de uma maneira que ainda ajuda outros viajantes? Esse foi o intuito de criar o Viagemcast. Ajudar outros viajantes a irem mais longe e conhecer mais sobre esse mundo maravilhoso no qual vivemos. Uma das maiores vantagens da comunidade de viajantes é que eles são de fato uma comunidade. Eles se cumprimentam em trilhas, caminham longas distâncias com novos amigos e estão sempre prontos a ajudar. Que tal se juntar a nós?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Featured Post

Explorando diferenças culturais entre o Brasil e a Noruega

  🎙️ Saudações, ouvintes! Sejam todos bem-vindos ao nosso podcast! Hoje, mergulharemos nas peculiaridades e encantos da vida na Noruega, em...

Popular Post

(C) Copyright 2018, All rights resrved Viagemcast 🇧🇷. Template by colorlib