O que é um nômade digital?



Nômades Digitais são pessoas que trabalham online e podem viver em qualquer lugar desde que haja internet. Usualmente, os Nômades Digitais buscam ter flexibilidade de tempo, recursos e localização. Basicamente, isso quer dizer que eles podem usar o tempo como preferirem, seja aproveitando o dia com a família e trabalhando à noite, curtindo uma trilha pela manhã e trabalhando no período da tarde ou mesmo trabalhando "dia sim, dia não".

Com relação aos recursos, eles não estão presos a um salário fixo. Se quiserem podem trabalhar mais para juntar recursos para um fim específico, ou trabalhar menos porque vão usar as economias por algum tempo para descansar e curtir a vida. Por fim, a flexibilidade de localização é a de poder escolher onde morar, com a possibilidade de viver viajando o mundo, ou ainda viver o conceito de mini-lives onde se mora por períodos em um determinado local como um nativo (ou um expatriado) e então, quando se cansa, muda-se para um novo lugar.

Qual o perfil dos Nômades Digitais?

Homens x mulheres

Segundo uma pesquisa feita em 2021 com mais de 4000 entrevistados do site A Brother Abroad¹, quase metade dos Nômades Digitais são mulheres (49,81%). O que é bem interessante, já que sempre ouvimos que é mais perigoso para as mulheres viajarem sozinhas. Inclusive, se estiver pensando em viajar sozinha, dê uma conferida no episódio 9 do podcast.

Faixa etária

Os dados de faixa etária são bem interessantes também. Quem você suporia que compõe a maior parte dos nômades digitais? A maior parte deles são pessoas na casa dos 30 anos. O segundo maior grupo são as pessoas de 50 anos. É bem interessante ver que não são os recém-formados ou os aposentados que estão se arriscando a viver um estilo de vida diferente. E você, está em qual idade da imagem abaixo?


Tempo na estrada

Em média, os nômades digitais já estão viajando há 6 anos, sendo que 85% dos Nômades Digitais estão viajando a mais de 1 ano. É interessante notar que a maior parte dos respondentes disse que fica de 3 a 6 meses em um mesmo local. Na verdade, quando você escuta a história de alguns Nômades, você percebe que logo de cara todos querem viajar muito e conhecer diversos lugares, estão naquele frenesi de "aproveitar o tempo perdido". Com o tempo, percebe-se que o ritmo pode ser mais lento e se pode conhecer mais de cada local visitado, afinal, têm se a vida inteira para viajar como nômade, não é mesmo?

Dificuldades

Mas nem tudo são rosas, a principal dificuldade encontrada pelos nômades é a solidão. É curioso que isso não é apenas um problema de Nômades Digitais, mas eu comentei sobre isso no 11º episódio  e vários dos entrevistados do podcast comentaram que isso foi uma dificuldade. É sempre importante estarmos envolvidos em alguma comunidade, até mesmo encontrar outras pessoas da nossa nacionalidade pode ajudar na adaptação. Mudar constantemente de lugar e fazer novos amigos exige esforço e é fácil se sentir perdido em um novo lugar.

Renda

Os Nômades Digitais normalmente têm sua renda advinda de alguns setores como marketing, desenvolvimento de software, design, produtor de texto e e-commerce¹. A maior parte deles recebe seu salário de países com moedas fortes enquanto gastam seus recursos em moedas menos valorizadas - seja morando na Tailândia (Chang Mai é um local famosíssimo entre eles) ou na Indonésia (Bali é também uma ilha muito popular). Trabalhando dessa maneira, que também é conhecida como geoarbitragem², permite aos Nômades Digitais maximizarem seus ganhos por viverem em lugares com custo de vida mais baixo. Ademais, eles buscam viver com menos do que ganham para assim terem uma boa aposentadoria, como o Jhonny FD, fundador do Nomad Summit, explica no vídeo "How to Retire as a Digital Nomad".

Outro local onde é comum Digital Nômades morarem é em vans ou trailers. Cerca de 17% dos Nômades Digitais americanos moravam em vans de acordo com o MBO Partners². Para quem quiser saber mais sobre eles, é só conferir os episódio 3 e 5 do podcast. Inclusive, se quiserem um novo episódio sobre o tema, comentem aqui no post 😊

Escolaridade

Em termos educacionais, ainda nessa estatística americana, 57% dos Nômades Digitais possuem pelo menos educação superior completa, enquanto a média americana é de apenas 35%. Além disso, 24% possuem uma especialização avançada, contra apenas 13% da população americana chega a obter um grau educacional semelhante.

Quem quer ser um milionário? Ops, nômade digital!

"Despite their aspirations, most of these people will not become digital nomads. Instead, they will continue to be what we call “armchair digital nomads,” those who follow the exploits of others instead of becoming digital nomads themselves." (MBO Partners, 2020)

O estudo ainda mostra que 45 milhões de americanos querem ser Nômades Digitais, sendo que apenas 10,9 milhões são Nômades Digitais hoje. Ainda assim, uma frase desse estudo que deve te fazer para pensar, caso você esteja entre quem aspira esse estilo de vida é "apesar de suas aspirações, muitas dessas pessoas não se tornarão Nômades Digitais. Ao invés disso, eles continuarão a ser o que chamamos de "nômades digitais de poltrona", aqueles que seguem as aventuras dos outros ao invés de se tornarem eles mesmos nômades digitais". É triste que algumas pessoas não persigam seus sonhos e os deixem apenas como algo aspiracional que nunca vai sair do papel.

Qual o seu sonho? Escreva nos comentários para que possamos nos apoiar mutuamente! E se você tiver interesse em ser um nômade digital ou em conhecer mais sobre essa tendência, é só ouvir os próximos episódios dessa série "Nomadismo Digital"!

Até a próxima e boas viagens!


Créditos dos Ícones

Freepik via www.flaticon.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Featured Post

Explorando diferenças culturais entre o Brasil e a Noruega

  🎙️ Saudações, ouvintes! Sejam todos bem-vindos ao nosso podcast! Hoje, mergulharemos nas peculiaridades e encantos da vida na Noruega, em...

Popular Post

(C) Copyright 2018, All rights resrved Viagemcast 🇧🇷. Template by colorlib