Bem-vindos ao viagemcast, o podcast de entrevistas e dicas de viagem! Hoje falaremos um pouco sobre a Croácia. Nosso foco será na região Zagreb-Losinj.

Nossa viagem foi de 4 dias, dos quais dois foram focados em visitar pontos turísticos e os outros dois foram dias de viagem do aeroporto e para o aeroporto. O local mais fácil para alugar um carro era Zagreb, então nós voamos para lá e alugamos um carro da Ok Mobility. Sendo bem sincera, quando vimos as avaliações da empresa no Google Maps, ficamos um pouco inseguros e consideramos mudar para a Sixt, outra companhia de aluguel disponível no aeroporto de Zagreb. Acabamos ficando com a Ok Mobility, eles nos ofereceram duas opções de seguro: uma requeria um depósito e outra que era um pagamento de 10% do valor, mas que incluía seguro total contra danos externos no carro além de um motorista adicional e a possibilidade de cruzar fronteiras com o carro.

De Zagreb, nós dirigimos para Rijeka, onde ficamos no Preelook Room & Apartments. O hotel não tinha muito a oferecer além de quartos espaçosos e café da manhã (8-10am), mas para quem planeja passar o dia todo viajando é uma ótima opção. O primeiro dia foi basicamente de viagem do aeroporto para Rijeka (o que não é longe, mas chegamos cerca de 18h em Zagreb).

No segundo dia de viagem, fomos para Hum. Hum é a menor cidade do mundo e, em 2022, tinha apenas 28 habitantes. Embora pequena, essa cidade medieval vive de turismo e a maior parte das pessoas nas lojas falavam inglês e alguns outros idiomas (se me lembro bem, italiano e alemão). Entretanto, no restaurante, os garçons quase não falavam inglês. No restante da viagem pela Croácia encontramos pouquíssimas pessoas que falavam inglês fluente, em especial nos restaurantes.

Nós visitamos a igreja da cidade e o cemitério. Também fomos ao museu e passeamos ao redor da minúscula cidade. O museu tinha sua loja integrada às salas de exposição. Se por um lado isso era uma maneira de tornar a loja mais atrativa, ao longo do passeio eu me senti mais em uma loja do que em um museu. Eu diria que na Croácia, a minha impressão é que eles sempre tentam te vender algo adicional. É claro, isso faz parte do negócio, mas por vezes me senti desconfortável - vale esclarecer aqui de que a minha experiência com a Croácia é restrita a essa viagem, pode ser que em outros locais não seja assim.

Incluso no ticket do museu está a degustação de alguns produtos na loja dos mesmos donos do museu - na verdade acho que qualquer pessoa poderia ir lá e degustar os produtos. Eles possuem geleias, queijos, chocolate, presunto e salame para degustação. Há outras lojas de souvenir na cidadezinha, mas todas são bem parecidas.

No almoço, comemos no restaurante da cidade que servia muitos pratos alemães e italianos. Os pratos eram bem servidos e nos arrependemos de pedir dois pratos cada. O prato de gnocchi com goulash aparentemente estava bom, enquanto meu prato de ravioli com creme, queijo e trufas era um pouco enjoativo. O segundo prato era sauerkraut com linguiça e estava gostoso, mas tivemos que pedir para viagem - e não me parece que a moça entendeu direito. De qualquer forma levamos para viagem, mas ela nos cobrou o pão caseiro e "esqueceu" de colocar... Voltamos e ela nos forneceu o pão para viagem também.

De Hum fomos para Pula, onde visitamos um anfiteatro romano. O anfiteatro ainda possui muito de sua estrutura. No piso inferior havia uma exibição da cultura local de vinho e azeite. A exibição era relativamente pequena, mas interessante de conhecer.

Cansados das atividades do dia, retornamos para o hotel para nos preparar para o próximo dia de viagem, onde percorreríamos uma distância um pouquinho maior.

No terceiro dia, fomos a Lošinj. Estava ocorrendo na cidade um festival de culinária envolvendo diversos restaurante a um preço fixo. Visitamos o Restaurante Diana e pedimos o menu de carne. Houve um erro no nosso pedido, recebemos um prato de peixe e um de carne. Os menus eram:

Peixe

  • Creme curdo de leite de vaca com croquetes de batata e aspargos de Lošinj marinados
  • Brodetto de choco com polenta
  • Crostata de limão com coulis de morango e chantilly

Carne

  • Creme curdo de leite de vaca com croquetes de batata e aspargos de Lošinj marinados
  • Filé de vitela com mini batatas salteadas em um molho de feijão azuki
  • Crostata de limão com coulis de morango e chantilly

The city of Losinj has many events throughout the year, which can be checked here. After the meal, we walked in Veil Lošinj. We walked through it's tight streets with rock walls and went all te way to Molo Rovenska, a kind of a pier.

Depois da refeição, caminhamos pelas ruas estreitas de Veil Lošinj, com muros de pedras. Andamos até Molo Rovenska, uma espécie de píer. Esse foi o nosso último dia de turismo. O dia final da viagem foi dedicado a viajar de volta para Zagreb e encontrar uma igreja para assistir o culto. Como já compartilhei aqui outras vezes, gosto de visitar igrejas nos locais pelos quais viajo. É sempre bom ser acolhida por irmãos nas mais diversas culturas, sempre com o mesmo carinho. A mensagem do dia era sobre Atos 10:34-48, focado no fato de que, como irmãos, somos um corpo em Cristo e não há parcialidade ou divisão por causa de nossas etnias ou país de origem. O pastor também compartilhou as boas novas do evangelho (que Jesus morreu na cruz pelos nossos pecados, para que não fôssemos punidos por nossos pecados, mas através da fé nEle e de decidir segui-lo como Senhor e Salvador, podemos ter perdão e a vida eterna).

Se você também quer encontrar uma igreja enquanto viaja, eu recomendo que dê uma olhada na base de fé da igreja que vai visitar para ver se está alinhada com a Bíblia.

Esse foi um resumo da nossa viagem. Voltamos ao aeroporto, devolvemos o carro e voltamos para casa. Você já esteve na Croácia? Tem alguma recomendação de lugares para visitar?

Até a próxima e boas viagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Featured Post

Explorando diferenças culturais entre o Brasil e a Noruega

  🎙️ Saudações, ouvintes! Sejam todos bem-vindos ao nosso podcast! Hoje, mergulharemos nas peculiaridades e encantos da vida na Noruega, em...

Popular Post

(C) Copyright 2018, All rights resrved Viagemcast 🇧🇷. Template by colorlib