🎙️ Saudações, ouvintes! Sejam todos bem-vindos ao nosso podcast! Hoje, mergulharemos nas peculiaridades e encantos da vida na Noruega, em comparação com a nossa amada pátria, o Brasil. É como folhear as páginas de dois capítulos distintos em um livro divertido. Então, preparem-se para esta jornada cultural :)

🌍 Iniciando com os Pés: Sem Sapatos, Sem Problemas

Vamos abordar um tema inusitado: sapatos! Na Noruega, é comum tirar os sapatos ao entrar na casa de alguém ou até mesmo em ambientes profissionais (sim, há pessoas no meu escritório que andam descalças). No Brasil, podemos até trocar de sapato entre o escritório e a ida para casa, mas não costumamos andar descalços na casa dos outros, muito menos no escritório.

👟 Tênis Dominando

Na Noruega, as pessoas usam tênis em todas as ocasiões. Saltos são raríssimos e, em uma conversa com outra brasileira, percebi que não sou a única que ficou chocada com a escassez de saltos. As mulheres usam tênis em todo lugar e usar salto é algo para uma vez ou outra numa ocasião muito especial ou quem sabe numa celebração de Natal.

🌧️ Capas de Chuva: Mais que uma mera necessidade

As capas de chuva norueguesas são estilosas e práticas. É necessário enfrentar vento (de até 150km/h) e chuva, e guarda-chuvas simplesmente não resolvem. Além disso, o ciclismo é uma prática importante, e as capas de chuva se tornam grandes aliadas.

🚴‍♂️ Bicicletas para todos

Pedalar é quase um esporte nacional aqui. As cidades são planas, frequentemente pessoas usam bicicletas elétricas e os pais pedalam com as crianças faça chuva ou faça sol. Nada de desafios em subidas íngremes por aqui! No Brasil, com todas as nossas colinas, pedalar o tempo todo fica difícil. Mas aqui, é brisa, literalmente.

🏙️ Cenário Urbano: Vida em Baixa Altitude

Imagine só – nada de arranha-céus imponentes. Os prédios aqui são aconchegantes edifícios de baixa altura. Na Noruega antigas casas grandes, que acomodavam famílias de 10 pessoas foram transformadas em apartamentos, onde cada andar acomoda uma família tendo uma entrada central. Os prédios variam de 3 a 5 andares, raramente passam disso.

🧶 Moda de Tricô

Vamos mudar para um tópico mais quente – o tricô. Sim, tricô é considerado algo da moda por aqui, e não apenas para as vovós. Até mesmo os adolescentes estão aderindo a essa prática. Mais agradável do que passar horas na tela do celular, concordam?

Refeições na Igreja

Cultos aqui são frequentemente durante o horário de almoço, o que para nós brasileiros é um pouquinho difícil de entender. Por outro lado, geralmente se faz a refeição com os irmãos da igreja - que eles chamam de janta, porque eles só fazem uma refeição quente no dia, entre 12h e 18h e essa refeição é a "janta". É bem legal comermos juntos depois do culto.

Intervalo para Café

Os noruegueses adoram seu café, mas não é aquela bebida forte que estamos acostumados no Brasil (é o famoso chá-fé). Amigos que são baristas consideram meu café muito forte e tomam acrescentando água quente.

🍰 Fartura de Bolos

Bolo, alguém? Os noruegueses amam bolos. Sério, há uma mesa de bolos em toda festa – casamentos, funerais, você escolhe. Levar um bolo para um jantar? Sucesso instantâneo.

📜 Janteloven

Um aviso: a Lei de Jante é uma regra não escrita por aqui – seja humilde, não se destaque demais. Tudo se resume a se integrar, ser parte do grupo. Um pouco diferente do Brasil, onde ser diferente é meio que a nossa praia.

🚨 Aviso

Antes de encerrarmos, é importante mencionar que essas são apenas minhas observações – sem críticas aos tão receptivos noruegueses. É simplesmente a beleza das diferenças culturais.

🎙️ Próximos Episódios

Olhando para o futuro, estou planejando algumas entrevistas sobre o que é "estranho" para os meus amigos estrangeiros no Brasil. Até a próxima e boas viagens! 🌍✌️




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Featured Post

Explorando diferenças culturais entre o Brasil e a Noruega

  🎙️ Saudações, ouvintes! Sejam todos bem-vindos ao nosso podcast! Hoje, mergulharemos nas peculiaridades e encantos da vida na Noruega, em...

Popular Post

(C) Copyright 2018, All rights resrved Viagemcast 🇧🇷. Template by colorlib