TRAILER X MOTORHOME


Você sabe qual a diferença entre um trailer e um motorhome? O que diferencia um do outro é bem simples.

Trailer é aquele módulo que possui uma mini casa no seu interior sendo guinchado por um carro [2].

Motorhomes são veículos que possuem essa mini casa no seu interior, sendo que você pode passar da cabine do motorista facilmente para o interior da "casa" [2].

CARTEIRA DE HABILITAÇÃO


Qual a habilitação necessária para dirigir um motorhome? Se ele pesar até 6ton, basta a licença B. Caso o modelo pese mais de 6ton, é necessária a obtenção da categoria E de habilitação.
A habilitação E pode ser obtida se o condutor tiver há 1 ano com a categoria D ou 2 anos na categoria C, não tendo cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses e sendo maior de 21 anos.

Tanto as categorias C e D podem ser obtidas diretamente após a categoria B, ambas exigem que o condutor não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima e não seja reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses. Para a categoria C é necessário ter a habilitação B há no mínimo 1 ano, enquanto a obtenção da habilitação D exige que o condutor tenha mais de 21 anos e esteja no mínimo há dois anos com a habilitação B.

MOTORHOMES

Classe A (Ônibus)

A primeira categoria sobre a qual vamos falar é a Classe A. Fazem parte dessa categoria os ônibus convertidos em motorhome e os trailers de luxo, sendo que podem ser veículos à diesel ou à gasolina [1]. O comprimento desses veículos varia de 8m a 14m de comprimento, pesando entre 7t e 14t [2]. Esses veículos são os que possuem mais espaço interior, constumam ter sistema de entretenimento completo e expansões laterais para aumentar a área. Incluem também uma suíte e muito espaço de armazenamento [1].

Essa é a categoria mais cara tanto para aquisição quanto manutenção e seguro. Normalmente é escolhida para quem viaja em tempo integral, sendo comum que os viajantes guinchem um outro veículo menor atrás [1]

Devido ao tamanho, esses veículos não são capazes de passar em estradas muito estreitas, além de ser mais difícil de manobrá-los e estacionar. Nem todos os estabelecimentos aceitam que se estacione um veículo desse porte [1].

Eu sigo no Instagram o @our_rvlifeadventures uma família que tem um Classe A. No perfil deles tem fotos e às vezes eles postam stories sobre as viagens e o motorhome que possuem. Outra família, essa brasileira, que sigo é o @mundoemfamilia.com.br. Eles são em cinco pessoas, viajando pelo mundo e compartilhando suas aventuras no insta e nos site.
Outra família que viaja full-time é a @viagem_animal que possui um Galaxy 44 e está conhecendo a Europa de motorhome.

Classe B (Vans)

Os modelos classe B, também chamados de Camper vans, incluem alguns dos menores veículos da categoria de Motorhomes [1]. Seu tamanho varia de 5 a 7m de comprimento [2], sendo usualmente vans com teto alto (para facilitar a locomoção no interior do carro) convertidas em motorhome [1].

São encontradas tanto vans à diesel quanto à gasolina, sendo que dos motorhomes essa é a categoria mais fácil de manobrar. Não são os modelos mais baratos encontrados no mercado, mas o custo de manutenção costuma ser baixo [1].

Costumam acomodar bem até 2 pessoas, mas esse era o modelo de carro que o pessoal da Van com Tudo! , sobre a qual falamos no episódio 3, utilizava, sendo que eles são uma família de 4 pessoas [3]. Cabe ressaltar que a Sprinter deles foi totalmente customizada.

Alguns modelos de classe B são a Sprinter, da Mercedes, o Transit da Ford e o Promaster da Ram [2].

Classe C

Os modelos classe C possuem um comprimento entre  6,7m e 10m [1], pesando entre 4,5 e 6 toneladas [2]. Normalmente são customizados em cima do chassi uma van ou caminhão existente e costumam ter benefícios similares a um Classe A, mas com custo menor [1].

Geralmente possuem banheiros e chuveiros, com cozinha e mais de uma cama. Alguns modelos possuem quartos, além de mesas e sofás que podem ser convertidos em camas sempre que necessário. A eficiência desses carros costuma ser um pouco melhor, bem como o custo de manutenção e seguro, ainda que sejam mais caros que um Classe B [1].

Um exemplo de Classe C é o Class C 2001 Chevrolet Four Winds, modelo dirigido pela Mandy do @2girls1camper. Nesse motorhome moram a Mandy e sua cachorrinha enquanto viajam por aí.

Um casal que viaja num classe C também é o @slowcarfasthome, eles dirigem um Toyota Odyssey 1992 pelas estradas dos EUA

TRAILERS

Trailers de viagem


Os trailers de viagem medem entre 3 e 12 metros, pesando entre 0,5 tonelada e 5,5 toneladas [2]. Os tipos de trailer variam muito, podendo ser super simples ou possuírem todo o conforto desejado. Eles podem ser guinchados pelos mais diferentes tipos de carro, mas podem ser difíceis de manobrar [1].

Inspire-se no Airstream 1972 do @tinyshinyhome, uma família de 6 pessoas (atualmente estacionada porque estão renovando seu trailer).

Pop-up, folding e tent trailers


Os modelos pop-up são os menores e mais leves, pesando entre 300 kg e 2ton e medindo entre 2,5 m e 5m. São similares a barracas, possuindo o espaço aberto no meio e os quartos de ambos os lados. São bons para quem procura modelos fáceis de guinchar e não se importa de ter menos acessórios no carro [2].

Fifth wheel

São os maiores modelos de trailer, medindo entre 6,5m e 12m. Pesam entre 3ton e 9ton e possuem esse nome porque a parte de cima do trailer se sobrepõe à cabine do carro. Geralmente esses modelos fornecem o conforto de um motorhome classe A, contendo banheiros e expansões.

Esses modelos são ideais para quem quer o conforto de um modelo classe A com a comodidade de uma pickup para locomoção [2]. Ademais, devido à sua estrutura são fáceis de manobrar [1].

Um modelo de fifth wheel é o do @slo.gathered.home, composto por uma família de 4 pessoas e 3 cachorros.

Truck campers

Esse tipo de trailer pesa entre 0,5 e 2,5 ton, são bons para trilhas por um longo período de tempo. Acomodam bem de 1 a 3 pessoas [2]. Existem modelos de 4x4 a 8x8 e esses são meus favoritos! Enfrentam qualquer estrada.
Para se inspirar há o instagram @our_caravaning, que posta frequentemente modelos desses máquinas possantes.

Sport Utility RV Trailers/ Toy Hauler

São modelos que podem ser utilizados como espaço de armazenamento de equipamento esportivo, com algum espaço para dormir e se hospedar [1].

No final do episódio, mencionei o podcast Girl Camper e o grupo Sisters on the Fly, que são mulheres que viajam sozinhas de trailer pelos EUA. Se quiser saber mais, escute o 3° episódio, onde falei mais sobre elas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Featured Post

Explorando diferenças culturais entre o Brasil e a Noruega

  🎙️ Saudações, ouvintes! Sejam todos bem-vindos ao nosso podcast! Hoje, mergulharemos nas peculiaridades e encantos da vida na Noruega, em...

Popular Post

(C) Copyright 2018, All rights resrved Viagemcast 🇧🇷. Template by colorlib