Oi pessoal! No episódio de hoje falaremos de Guararema, uma pequena cidade no interior de São Paulo, para na qual fizemos um roteiro de uma tarde.

Apresentação da cidade

27s do podcast

Guararema é uma árvore que pode chegar a 25m de altura e que também recebe o nome de Pau D'Alho visto que exala cheiro de alho. Essa árvore, fornece material tanto para marcenaria, quanto suas folhagens, casca e raízes podem ser utilizadas para tratar reumatismos, úlceras e gripe. A abundância dessa árvore fez com que a cidade de Guararema fosse nomeada em sua homenagem.[1]

Guararema é uma cidade a apenas 80km de São Paulo, tendo pouco mais de 25 mil habitantes [2]. A cidade exibe um bom planejamento turístico, possuindo diversos estacionamentos públicos sem a necessidade de uso de cartão rotativo. 

O português Braz Cubas, fundador da cidade de Santos, participou da corrida pelo ouro  e, em 1560, descobriu a região de Guararema [3]. Essa descoberta foi comunicada ao Rei por carta dois anos depois. Já em 22 de setembro de 1608, Gaspar Vaz fundou o aldeamento da Escada, para o qual foram levados índios catequizados pelos jesuítas. Isso fez com que houvesse grande disputa entre os jesuítas e os colonizadores, visto que de um lado, os jesuítas, defendiam que os índios deveriam ser pessoas livres, e de outro lado, Gaspar Vaz e seus colegas defendiam a escravidão indígena. Como consequência, os jesuítas foram expulsos da capitania.

Igreja Nossa Senhora da Escada

1min46s do podcast 

A primeira capela do arraial foi construída em 1652 pelos jesuítas, sendo chamada inicialmente de Capela Nossa Senhora da Conceição. A tradição conta que os índios costumavam colocar alimentos e uma escada em cima de seus túmulos, visto que acreditavam que desta forma a "alma" do morto subiria de modo tranquila ao deus Tupã. Os padres, numa tentativa de catequização haveriam esculpido degraus ao redor da santa de modo a estabelecer um ponto em comum com os índios e facilitar a catequização destes [4].
Em 1734, os franciscanos construíram um anexo à capela que funcionava como convento franciscano. A arquitetura da igreja é barroca, tendo as paredes construídas em taipa de pilão. Ela foi tombada como Patrimônio da Arquitetura Colonial Brasileira em 1941 [5].


Restaurante Maricota

2min35s do podcast  

Ao lado da igreja, como sugestão de local para almoço, há o Restaurante Maricota, avaliado com 4 estrelas no TripAdvisor. Experimentamos a Fraldinha que estava deliciosa e vem com guarnições. Há uma variedade de sucos naturais também, experimentamos os de laranja, manga e morango. O restaurante fica aberto de quarta a domingo, sendo que de quarta e quinta ele abre às 11h30 e fecha às 16h, sextas e sábados abre às 11h30 e fecha às 23h30, domingos e feriados abre 12h e fecha às 17h30. 

Estação de Guararema

3min10s do podcast  

Em julho de 1876, inaugurou-se o trecho da Estrada de Ferro Central do Brasil (EFBC) entre Mogi das Cruzes e Jacareí, a qual passava por Guararema [5]. Em 1891, foi construída a Estação Central de Guararema [6]. A locomotiva que carregava os passageiros de Guararema ao Rio de Janeiro ficou popularmente conhecida como "Velha Senhora", sendo que a Maria-Fumaça foi restaurada e ainda faz passeios entre a Estação Central de Guararema e a Estação de Luís Carlos. 

A Velha-Senhora ou locomotiva 353 foi fabricada em 1927 pela empresa americana The Baldwin Locomotive Works. Essa companhia é considerada nos Estados Unidos como uma das três grandes empresas de locomotivas da era do vapor. A empresa faliu em 1956 devido à crença de seu fundador, Baldwin que acreditava que nenhuma nova tecnologia poderia acabar com as locomotivas a vapor [7]. A locomotiva possui 3 carros de passageiros, tendo um comprimento de 19,5m e comportando um total de 142 pessoas [8]. 

Os passeios acontecem aos finais de semana, feriados e emendas saindo às 10h e retornando ao meio-dia ou partindo às 14h30 e retornando às 16h30.  Cabe ressaltar que nem sempre há o passeio da tarde aos domingos. As reservas podem ser efetuadas através do site www.tremdeguararema.com.br. 


Parque de Lazer professora Deoclésia de Almeida Mello e Centro Artesanal Dona Nenê

4min42s do podcast 

O Parque de Lazer professora Deoclésia de Almeida Mello é uma praça onde fica o Centro Artesanal Dona Nenê, além de eventualmente sediar feiras de degustação, como o festival de inverno que visitamos em julho, no qual estavam sendo servidos diversos pratos e havia música ao vivo, como vocês podem conferir no nosso instagram @viagemcast. 

O Centro Artesanal Dona Nenê oferece artesanatos, além da famosa paçoca de pilão - a qual não experimentamos porque tínhamos almoçado muito bem no Restaurante Dona Maricota e comido um churros de doce de leite no festival de inverno. 

Recanto do Américo

5min16s do podcast  

O Recanto do Américo fica em frente ao rio Paraíba do Sul. Esse rio se forma pela união entre os rios Paraibuna e Paraitinga, que nascem no estado de São Paulo, percorrem Minas Gerais e deságuam em São João da Barra, no Rio de Janeiro. Ao leito desse rio ficam os reservatórios das usinas hidrelétricas Paraibuna, Santa Branca e Funil. As águas do Paraíba do Sul abastecem 14,2 milhões de pessoas, sendo que os esgotos despejados no rio causam uma grande preocupação com o estado de degradação do rio [9].

Mas voltando ao Recanto, nele há banquinhos para se sentar, um deck para fotografias, banheiros públicos além de segurança 24h. Em frente ao Recanto é possível estacionar em um dos bolsões públicos de estacionamento [10].

Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino

5min58s do podcast 

O último ponto turístico sobre o qual falaremos é o Mirante Prefeito Gerbásio Marcelino, do qual é possível ter uma visualização panorâmica da cidade de Guararema. Suba ao mirante no final da tarde para observar o pôr-do-sol. No mirante há uma fonte de águas, um daqueles turísticos letreiros com o nome da cidade para se tirar fotos, além de uma luneta de uso gratuito para observar a cidade mais de perto. 

O local possui estacionamento gratuito, banheiros públicos - limpíssimos, diga-se de passagem - além de lanchonete e restaurante. O mirante fica aberto de terça a domingo, incluindo feriados e emendas, das 7h às 23h. 


No próximo episódio teremos dicas de podcasters, youtubers e outras mídias de conteúdo que gostamos de acompanhar para obtermos dicas de viagem. 
Até a próxima e aproveitem suas viagens! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Featured Post

Explorando diferenças culturais entre o Brasil e a Noruega

  🎙️ Saudações, ouvintes! Sejam todos bem-vindos ao nosso podcast! Hoje, mergulharemos nas peculiaridades e encantos da vida na Noruega, em...

Popular Post

(C) Copyright 2018, All rights resrved Viagemcast 🇧🇷. Template by colorlib