Palácio de Westminster
Hoje eu quero compartilhar com vocês sobre Londres. O que a cidade das famosas cabines telefônicas vermelhas e do Big Ben tem de história e de turismo para nos oferecer?

Panorama Histórico


Londres foi fundada pelos romanos em 43 d.C., mas sofreu sucessivos ataques Anglo-Saxões até que se tornou parte do Reino de Essex. No nono século Londres sofreu ataques dos Vikings o que levou alguns dinamarqueses a se mudarem para a região [1].

Londres se tornou uma cidade populosa, o que favoreceu a propagação rápida de algumas epidemias na cidade, como a devastação feita pela peste negra no século XVII que matou 70.000 pessoas e a epidemia de cólera no século XIX. Além disso, causou um problema de saneamento nesse mesmo século, por causa do esgoto despejado no rio Tamisa, que devido ao calor tornou o mau-cheiro da cidade insuportável, evento que levou o nome de "The Great Stink" [1], problema urbanístico que foi resolvido com os trabalhos de Joseph Bazalgette [2].

Cabine Telefônica
Além da reforma sanitária, essas pragas foram sucedidas por melhorias na educação, com a instituição da educação pública para todos durante o ensino fundamental, dentre outras melhorias legislativas e urbanas [3].

O Que Visitar?

Comecei minha visita a Londres pelo Palácio de Westminster, onde fica o Parlamento de Londres, à  beira do rio Tamisa.  O Palácio também compreende a Clock Tower, ou Torre do Relógio. Você já deve ter ouvido falar do Big Ben, que é o nome do sino da torre [4]. O Palácio só pode ser visitado aos sábados e só durante o verão [5].

Em seguida, eu fui para o Museu de História Natural. Eu passei apenas algumas horas lá, mas recomendo que se vá com bastante tempo para aproveitar. O museu é enorme e tem muita coisa para ver, além disso a entrada é gratuita, mas se me lembro bem eles aceitam doações.

Maior topázio lapidado do mundo
Encontrado em Minas Gerais
Está no Museu de História Natural
Lá tem um pedaço da lua, mapas atualizados com a atividade sísmica dos últimos 7 dias, simulador de abalo sísmico, coleções enormes de pedras preciosas, inclusive uma que foi encontrada em Divino das Laranjeiras - eles escreveram laranjeiras com "G". Outra preciosidade, também de Minas, é o maior Topázio polido do mundo. O teto de um dos halls do museu me impressionou muito por ser pintado de modo a retratar espécies de plantas de diversas partes do mundo.

Saí do museu e fui almoçar no Paramount Lebanese Kitchen Paddington, um restaurante de comida árabe. Caminhei então pelo Hyde Park, admirei os lagos, patos e o céu azul que fazia por lá - apesar do frio bem gelado... O parque pertencia originalmente aos monges da Abadia de Westminster, mas foi comprado no século XVI pelo rei Henry VIII, que o utilizava para caçar veados. Apenas no século seguinte o parque foi aberto ao público [6].

Ainda no século XVII, multidões acamparam no parque tentando fugir da peste negra. O parque abrigou desde a corte da realeza no século XVII, até celebrações reais [6]. Ele foi também palco de diversas manifestações, inclusive a ocorrida recentemente - para quem está ouvindo o episódio no momento em que vai ao ar - contra o lockdown.

Passada a visita ao parque, fui até a Abadia de Westminster, que foi construída em 1040 pelo Rei Edward, como uma expansão do pequeno monastério que já existia no local. Todos os reis ingleses desde William o Conquistador foram coroados na abadia, exceto os reis Edward V e Edward VIII que nunca chegaram a ser coroados. A abadia ainda aparece no livro e filme "O Discurso do Rei" que eu recomendo muito - sério, a história é muito interessante, além de dar uma ideia do que era a monarquia inglesa na época [7]. O ingresso quando eu fui estava na casa das 17 libras e pelo que pesquisei, atualmente custa 20 libras.

Museu de História Natural
Eu visitei a British Library, que é uma biblioteca gigante, na qual dá quase para se perder. Ela ainda contém alguns "tesouros" como a Carta Magna, a Bíblia de Gutenberg, a mesa de escrita da Jane Austen, autora de Orgulho e preconceito (que também virou filme) e Persuasão - romance muito interessante que li durante a quarentena. A trama é muito bem construída e revela parte da história da própria autora, que sofreu uma desilusão amorosa e acabou nunca se casando.

Onde ficar?

Eu fiquei no Hotel Orlando, que oferecia uma boa acomodação, por um preço razoável e relativamente perto do centro. Também possuía café-da-manhã bem servido com a opção de café continental ou café inglês. O atendimento foi bom e toda a estadia foi bem agradável. Recomendo para quem estiver procurando um bom lugar para descansar e fazer um belo café-da-manhã.

Abraços e boas viagens!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Featured Post

Explorando diferenças culturais entre o Brasil e a Noruega

  🎙️ Saudações, ouvintes! Sejam todos bem-vindos ao nosso podcast! Hoje, mergulharemos nas peculiaridades e encantos da vida na Noruega, em...

Popular Post

(C) Copyright 2018, All rights resrved Viagemcast 🇧🇷. Template by colorlib